Os 13 Porquês | Principais diferenças entre livro e série da Netflix


A série 13 Reasons Why já estreou na Netflix com 13 episódios e foi baseada no livro Os 13 Porquês. Mas como toda adaptação, sempre tem alguma coisa diferente, e aqui nesse post listei algumas diferenças entre Livro e Série.


[ Esse post contém spoilers ]


Tempo

No livro a história inteira se passa em poucos dias, já que Clay, o personagem principal, ouve quase tudo quando recebe a caixa.
O personagem da adaptação é mais lento, ele ouve em média uma fita por dia.


Conversas

No original, os personagens citados nas fitas não conversam entre si, mas isso não aconteceu na série, já que logo no primeiro episódio eles já estão comentando sobre o que a Hannah está dizendo.


Tony

O tal guardião das fitas reserva, que é usado pela Hannah como copia de segurança que iria vazar todas as fitas para o público caso algum deles descumprisse o acordo, só aparece oficialmente quando Clay está prestes a ouvir a fita que fala sobre ele.

Já na série, o Tony confessa ser o aliado da Hannah logo no primeiro episódio, acabando com o suspense de quem seria o cúmplice.


Ordem das Fitas

A ordem das fitas foi alterada na série, no qual é Estupro, Placa e Clay, enquanto no original é Clay, Estupro e Placa.


Próximo da Lista

As fitas estarem alteradas afeta também em quem é o próximo da lista depois do Clay. No livro, ele é a 9ª fita, sendo a 10ª uma pessoa repetida, então ele teria entregar para a responsável pela 11ª fita da lista.
Mas na série, ele é o 11º da lista, então ele tem que entregar para o responsável pela fita número 12, que não foi alterado.


Briga Judicial

Como o tempo do livro é muito curto, não existe a briga judicial entre os pais da Hannah e a escola. Mas isso não quer dizer que ela não exista, já que a história é mais focada no Clay e não nos pais de Hannah.


Clay Justiceiro 

Bom, se não houve conversa, também não houve brigas, certo? Enquanto na série o Clay quer justiça para os responsáveis da morte de Hannah, no livro ele simplesmente ouve e passa adiante.


Os 13 episódios já estão disponíveis na Netflix.
Próximo
« Anterior
Anterior
Próximo »