A 5ª Onda #1, de Rick Yancey | Resenha do Livro




     Eu li o livro alguns anos depois de assistir a adaptação nos cinemas, portanto, minha memória estava já um pouco apagada com relação a essa história, mas eu ainda lembrava alguns detalhes, e pude perceber que o inicio é bem parecido, mas o final já é um pouco diferente. Porém, não estamos falando da adaptação, e sim do livro em si.

     Contado de uma maneira não muito comum, A 5ª Onda é um livro sobre uma invasão alienígena que está acontece há meses e está dividida em etapas, que são intituladas "Ondas" pelos seres humanos. Cada uma dessas fases é uma forma de tentar destruir a espécie que mais devastou o planeta Terra. No momento que o livro está sendo narrado pela protagonista Cassy, a quinta Onda já está acontecendo, porém, ela ainda não sabe dizer qual é.

     É difícil dizer com certeza em que momento o livro se passa, já que é contado de uma forma que mistura o passado e o presente, mas arrisco dizer que o momento do "presente" é perto do ato final, quando a história já está praticamente toda encaminhada para o ato final. No início, essa forma de escrita pode incomodar, mas é um ótimo recurso literário escolhido pelo Rick Yancey, autor da saga, pois deixa o leitor curioso para saber o que vai acontecer.

     Por outro lado, uma parte que incomoda é que a protagonista é interrompida em vários momentos quando está contando algum fato importante, e isso não acontece apenas uma ou duas vezes, e sim várias. Outro ponto é que em alguns momentos o romance e o drama adolescente é levado a sério demais, e ganha mais destaque do que o necessário. 

     A maneira que os plot twists acontecem, e são solucionados, de uma forma mal desenvolvidos. Esse momento poderia ter sido aproveitado de uma forma melhor, e menos previsível. Desde o início já era possível perceber diversos sinais do que iria acontecer. Mas, talvez isso seja pelo fato de eu ter assistido a adaptação primeiro, portanto, tirem suas próprias conclusões.

     Como não temos a segunda parte nos cinemas, irei descobrir a continuação dessa história por meio das páginas, e confesso que estou muito curioso para o próximo livro. Acredito que irei me familiarizar cada vez mais com o alienígenas. A história tem uma crítica social que vai além desses papeis, já que o principal argumento dos Outros, como os humanos chamam os ETs, é o fato de estarmos destruindo o planeta aos poucos. E essa é a maior verdade. De hoje, e de sempre.
Próximo
« Anterior
Anterior
Próximo »